Resenha : Caminho para Woodbury - Robert Kirkman & Jay Bonansinga

Oi pessoal, quanto tempo não é? Acho que eu devo uma explicação para todos vocês né, então vamos lá. No final de junho eu larguei o emprego em que eu trabalhava havia 5 anos, estava cansada e tinha aquela necessidade de voar um pouco mais alto, mas confesso que sou muito pé no chão e nunca achava que seria o momento certo, e então meu namorado, que já é dono de uma loja de roupas aqui na cidade, me convidou para ser sócia dele em uma cosmética que ele queria abrir, não pensei duas vezes e aceitei. Então nesse período de férias, eu acabei procrastinando e também tinha coisas pra resolver aqui, ali, e eu fui deixando meus livros de lado, dai para ajudar minha internet não estava lá aquelas coisas, e eu comecei a pensar se seria legal ainda sim manter o blog, porque eu estava começando a ver como obrigação e não como uma coisa que eu simplesmente gosto de fazer. Por isso  neste último mês os posts foram tão fraquinhos, mas pensei aqui, pensei ali, e eu não quero abrir mão tão cedo desse meu cantinho, eu me sinto bem aqui, e mesmo que o blog não faça aquele sucesso que toda blogueira deseja, eu acho que consigo dar boas dicas e envolver vocês nas coisas que gosto. Então é isso pessoal, não vou abandonar, pelo menos não agora, o blog e vou tentar fazer minha rotina de leituras voltar a ser o que era antes.  E pra dar início a essa nova ''fase'' vou começar com a resenha do livro Caminho para Woodbury, continuação de A Ascensão do Governador, de Robert Kirkman e Jay Bonansinga.



Há alguns meses que Philip Blake, o temido e ao mesmo tempo adorado Governador, organizou Woodbury para que a cidade murada fosse um local seguro no qual as pessoas pudessem viver em paz em meio ao apocalipse zumbi. E paz e segurança é tudo que Lilly Caul, que tenta desesperadamente sobreviver a cada dia que nasce, quer. Porém, mal sabe ela que seguir em direção a Woodbury é estar a um passo do perigo. Uma horda de errantes famintos não é nada perto do que se pode encontrar por lá.





''Woodbury parece se estender por cerca de meia dúzia de quarteirões em todas as direções, com áreas públicas maiores abertas nos bosques pantanosos a oeste e norte.''

“O Caminho para Woodbury” é a continuação de “A Ascenção do Governador” então é necessário que você leia o primeiro livro para entender o segundo, portanto, essa resenha pode conter alguns spoilers para quem não leu A Ascenção do Governador. 


O livro é dividido em duas partes, na primeira conhecemos Lily e Josh, dois sobreviventes que estão em um acampamento, no meio de alguma floresta. Lily é medrosa, e vê em Josh um caminho de se manter viva, pois o cara é grandão, forte, destemido, e, louco por ela. Um dia o pessoal sai para procurar comida, e um grupo de errantes invade o acampamento. Lily, que cuidava das filhas do cara que se achava dono do acampamento, Chad, tenta fugir com as garotas, tentando a todo custo protege-las, mas algo terrível acontece e Chad, não consegue perdoar Lily. Ele, que quer se vingar, bate sem parar na garota, que é salva pelo grandão Josh. Depois disso a convivência no acampamento se torna impossível, e com isso Josh, Lily, Bob, o médico amigo de Lily, Megan, a amiga de infância, e Scott, seu atual namoradinho, saem do acampamento em busca de outro lugar ''seguro'' para ficar.

Como a praga ainda está no começo, eles não sabem ao certo como matar um zumbi, ou qual seria o melhor lugar para se esconder e com isso ficam quebrando cabeça até serem encontrados, no Walmart, pelo grupo que vive em Woodbury. Martinez, que nós conhecemos da série e do primeiro livro, convida o grupo para conhecer a cidade que eles estão construindo, e se gostarem poderiam morar ali, como muitos outros. Chegamos então na parte 2, e é ai que o livro começa a ter algum sentido.

Partes da barricada ainda exibem as cicatrizes de recentes ataques de errantes, e mesmo na escuridão varrida pela neve, as marcas de garras, áreas remendadas, buracos de bala e manchas de sangue, pretas como alcatrão, chamam a atenção de Josh. O lugar vibra com a violência latente, como algum tipo de retrocesso ao Velho Oeste. 

O grupo de Josh e Lily, começam, mesmo desconfiados, a se ajeitar em Woodbury, Bob encontra um grande acervo de bebidas, Megan troca sexo por maconha, e Scott está sumido, mas ninguém liga pra isso, Josh começa a trabalhar na construção do muro por comida, e Lily começar a planejar uma saída do lugar, que para ela tem alguma coisa de muito errado, ainda mais depois de conhecer O Governador. Ela desconfia dele logo de cara, e não acredita nas suas ''boas'' ações.

A cidade começa a desmoronar, brigas sem motivos, roubos de alimentos, e então Philip Blake decide criar uma espécie de entretenimento, que nós da série sabemos bem qual é. Ele deixa bem claro que isso não é uma democracia (Oi Rick?) e que quem não cumprir suas ordens deverá lidar com consequências bem duras. Lily não aguenta mais isso, e junto com outros moradores da cidade começam a planejar um jeito de dar um basta nas ordens do governador, mas o livro nos mostra o porque de todos da cidade o respeitarem e o chamarem de Governador.

''Agora, cada vez mais espectadores se levantam e começam a aplaudir, alguns ficam espontaneamente sóbrios, encontrando suas vozes, dando vivas como se estivessem em uma missa respondendo um aleluia.
O sermão do Governador chega ao clímax:
- ESTA SERÁ UMA NOVA ERA DE TRABALHO EM CONJUNTO EM WOODBURY! PARA FORMAR UMA COMUNIDADE MAIS FELIZ, MAIS SAUDÁVEL E MAIS COESA!''

Eu sinceramente esperava muito mais do livro, pelo modo como terminou o primeiro, e talvez por isso a leitura não aconteceu como eu imaginava. A primeira parte do livro eu achei quase desnecessária, foi alguma coisa como mais do mesmo, nós já sabemos os riscos de se viver isoladamente, sem um lugar seguro, e que as pessoas se aproveitam da praga para mostrar um lado obscuro, até ai nenhuma novidade, então o livro só começa realmente na parte 2, onde conhecemos Wodbury bem no começo, quase virando um caos, se não fosse pelo Governador. Lily é quase uma Andrea, só que bem covarde e chata ao extremo e Josh para mim é o Tyrese, eles possuem as mesmas qualidades físicas, e são bobinhos acreditando no melhor das pessoas para sempre. Eu lembro que em um dos muitos momentos em que queria desistir da leitura eu perguntei para o namorado: Que sentido tem esse livro? Ele não me acrescenta em nada. Ele respondeu: Leia que você vai entender o porque de todos respeitarem o Governador. E é exatamente isso, se você gosta da série, adora o Governador, tenha paciência e termine a leitura, no final vai valer a pena.


Título Original: The Road to Woodbury
Autor: Robert Kirkman & Jay Bonansinga
Data de Publicação: 2013
Número de Páginas: 331
Editora: Galera Record


3 comentários:

  1. Humm, fiquei triste por ele não ser o que você esperava e imensamente curiosa com esse fator aí que vale a pena ler o livro todo. Ainda não li, amei o primeiro e quero muito ler esse, mas como ainda não tenho, quem sabe faço "pedicho" de aniversário, uhauhua.

    Ah, parabéns por essa nova fase da sua vida profissional e muito sucesso! ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não assisto a série mas escuto bons comentários, é uma pena que você não tenha gostado muito.
    http://fashionistaapaixonada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ouvi todo mundo falando muito bem desse livro (aliaaas, ainda não li o primeiro e quero muito ler)... Mas talvez seja por isso mesmo que não foi o que você esperava hahahaha o pessoal fala tanto que a gente idealiza uma coisa e no fim acaba se decepcionando. Tenho medo que aconteça isso comigo também hahaha mas vou ler!!
    Beijoss

    www.entorpecendo.com

    ResponderExcluir