Fuxicando sobre Chick-Lit: Todo Mundo que Vale a Pena Conhecer - Lauren Weisberger

Tem muita poeira nesse blog não tem? Pois é pessoal, mas de 40 dias sem nenhum post mas eu não esqueci do meu desafio literário de 2013, e li o livro de novembro e dezembro, tudo certinho, a única preguiça mesmo foi fazer a resenha, porque eu ainda estou com sérias dúvidas sobre o futuro do blog, e então sempre pensava que seria que perda de tempo fazer qualquer tipo de post. Mas independente do que realmente for acontecer, eu quero finalizar meu desafio, pra não ficar com nada pendente. Então em novembro era pra escolher um livro com uma capa linda, quando se trata de capa linda eu só poderia ler algum livro da Lauren Weisberger, e como é quase impossível achar alguma coisa dela nas livrarias além de O Diabo veste Prada, eu comprei logo o primeiro que achei e iniciei a leitura.

O delicioso "O Diabo Veste Prada", com suas alfinetadas no mundinho das revistas de moda, tornou-se best seller no mundo todo. Em seu segundo romance, "Todo Mundo que Vale a Pena Conhecer", Lauren Weisberger volta com mais uma saborosa sátira, mirando o restrito universo das festas mais badaladas de Nova York. Bette Robinson só anda apressada pelas ruas de Manhattan, correndo pra baixo e pra cima, em seu emprego "semi-escravidão" no banco UBS. Ela já está cansada das 80 (!) horas de trabalho semanais, do cubículo claustrofóbico e das detestáveis frases-do-dia de seu igualmente detestável chefe. Aos 27 anos, a impulsiva Bette tem a certeza de que não vai sentir saudades do emprego. Ela decide se arriscar: simplesmente pede demissão, diz adeus e bye- bye. Graças a um tio colunista social, Bette conhece a diretora da Kelly & Company, a agência de RP e Eventos mais bacana de Nova York. De uma hora para outra, ela tem um emprego novinho em folha, cuja principal exigência é ver e ser vista. As novas responsabilidades de Bette passam a ser - morra de inveja! - freqüentar as boates mais descoladas de Nova York e organizar as festas mais concorridas, de preferência as que atraiam celebridades como Jerry Seinfeld, Jay-Z e James Gandolfini.


Não Adianta Insistir. Só Entra com Nome na Porta
Tenho um escritório cheio de gente cujo trabalho é conhecer todo mundo que vale a pena. Trinta e cinco mil nomes,  na verdade,  e podemos entrar em contato com qualquer um deles a qualquer momento.É o que nós fazemos.
Falando nisso,  o que você faz?

Bette trabalha em um banco de investimentos, sua sala é minúscula e seu chefe um idiota. Ela não tem nenhum tipo de diversão e os encontros com homens são uma coisa rara de acontecer. Nos cinco anos em que trabalha lá ela só usa roupas sérias e está engordando cada dia mais. Um dia, mais por engano mesmo do que vontade de Bette, ela pede demissão do emprego desgastante e com uma bela indicação de Will, seu tio, começa trabalhar para Kelly, a dona de uma das melhores agência de Relações Públicas do país. 

''Minha  mãe  ficou  horrorizada  por  eu  ter  aceito  um emprego  corporativo  que  exigia  que usasse  outras  roupas  que  não  túnicas  e  alpargatas  e  meu tio  achava  que  o  ridículo  era usar  terno  como  uniforme  em  vez  de  um  vestido  sensacional  de Valentino ou um par maravilhoso de Louboutins de pulseirinha.''


A vida de Bette muda drásticamente, seu trabalho consiste em conhecer pessoas certas, e organizar as melhores e mais badaladas festas da cidade, por isso ela precisa sempre ser vista nas festas certas, com as pessoas certas para causar uma boa impressão. E em uma dessas festas ela conhece Philip Weston, um playboy lindo de morrer, com um charme incrível e acorda, no outro dia, na cama do bonitão. Ele jura que não aconteceu nada, e que a trouxe para casa porque estava muito bêbada, Bette acredita, mas o resto da população de NY não e ela passa a ser alvo de revistas e colunas de fofoca.

 ''Só  não  acho  que  minha  vida  seja  interessante  o  suficiente  para  ser  narrada,   sabe? Quer  dizer,   não  sou  ninguém.   Eu  trabalho,   saio  porque  tenho  de  sair  e,   de  repente,  minhas atividades estão liberadas para o consumo público.''

Mas esse ''namoro'' relâmpago com um cara famoso trás alguns benefícios para Bette e ela começa a organizar suas próprias festas e a subir na carreira, mas com isso algumas coisas começam a desandar, como sua amizade com Penelope, sua melhor amiga à anos, e que agora raramente conseguem se encontrar, e o relacionamento dela com os pais, que são ativistas naturais e não gostam do fato da filha namorar um dos donos de uma das empresas que eles protestam. Bette começa a focar novamente no trabalho, e em uma dessas festas ''obrigatórias'' que ela precisa ir, conhece Sammy, o segurança bonitão de um famoso clube da cidade e se encanta por ele.

Sammy e Bette começam a viver um romance secreto, porque ela não pode não namorar Philip, devido a publicidade que isso gera, e ele não pode dispensar os serviços de amigo de luxo de uma socialite famosa e é aí que o livro desanda.

Acho que a autora criou muitos personagens e não explicou de forma clara sobre nenhum deles. Achei Bette meio fraca, muitas coisas poderiam ser evitadas, Sammy também é um bobão sem muita atitude e tirando Will, o tio de Bette que é engraçado e espirituoso, e Penelope, a melhor amiga, todos os outros personagens são vagos e quase que desnecessários  de tão sem graça que são. Acho que foi uma leitura meio decepcionante porque eu adorei Á Caça de Harry Winston, mas não terminei O Diabo Veste Prada então agora são 2 contra 1, acho que vou precisar de mais um livro da Lauren para poder tirar uma conclusão mais séria, UHAUAHA. Mas é isso pessoal, é um bom chick-lit, porque cumpre tudo que promete, mas não transmite muita emoção.

Título Original: Everyone Worth Knowing
Autor: Lauren Weisberger
Data de Publicação: 2007
Número de Páginas: 496
Editora: Record


4 comentários:

  1. Não conhecia este livro, mas eu gostei. Parecer ser uma boa leitura.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler O diabo veste Prada uma vez e não terminei não sei muito bem porque. Essa autora escreve o tipo de chick lit que eu gosto de ler - aquele sem muita frescura, com algumas ironias sobre o tal do "universo feminino".

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler O diabo veste Prada, mas me falta tempo e tem uma série de livros na frente, socorro. USHUISAHUIASUAIS
    Ainda não conhecia essa obra, mas livros que não nos emociona é foda :| Ainda mais que você deu 3 estrelinhas nele.. ):
    Talvez eu leia. :D

    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  4. Oii.
    Poxa, comprei esse livro recentemente e só depois vi que várias pessoas opinaram assim como você. Não nos traz nada. Li O diabo veste prada já e adorei. Quem sabe não consigo gostar nem que seja um pouquinho desse, rs.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir