Resenha: O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

Oi bonitos, hoje tem resenha de um livro que me tirou o sono essa semana, me deixou angustiada e desesperada para mudar a história. Fazia muito tempo que eu não lia nada do tio Nicholas, então acho que perdi a noção de como eram seus livros, e fui lá toda inocente ler O Melhor de Mim, livro que recebi ano passado da parceria com a editora Arqueiro, mas que infelizmente só li agora. Dizem que tudo o que a gente faz pela primeira vez no ano, é o que vamos fazer o ano todo, então provavelmente vai ser o ano dos livros emocionantes, até mesmo porque A Culpa é das Estrelas já vai ser o próximo. Então vamos conferir.



Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.


''Ele era um Cole e ela, uma Collier, o que era mais do que suficiente para causar espanto.''
Dawson e Amanda sempre viveram em Oriental, uma cidadezinha pequena onde todo mundo sabia da vida e todo mundo, mas isso não foi, pelo menos no começo, problema para nenhum dos dois, que estavam completamente apaixonados um pelo outro. Amanda era rica, de uma família tradicional da cidade enquanto Dawson, era conhecido pela família agressiva e criminosa que tinha, mas Amanda acreditava que ele era diferente, e era mesmo, Dawson fazia de tudo para não ter ligação com sua família, não bebia, não brigava na escola, sempre tirava notas boas e isso logo se tornou um problema para o pai de Dawson, afinal ele era um Coler e nunca infringira a lei.


Depois de muitas surras, Dawson decidiu que seria forte o bastante para enfrentar o pai e os primos, e aos 16 anos, disse ao pai que se encostasse nele, o mataria. Saiu de casa e pediu emprego a Tuck um viúvo de 61 anos que tinha uma oficina em casa. Passou a morar com Tuck e ameaçado por seu pai e primos, entregava a eles todo o dinheiro que ganhava na oficina e tinha certeza que Tuck era a pessoa mais importante de sua vida, até conhecer Amanda.

Eles sempre estudaram juntos, e ele sempre achou Amanda incrivelmente bonita, mas ela era popular, líder de torcida, representante da turma e rodeada de amigos, ou seja, totalmente inalcançável para Dawson, até que um dia se tornaram parceiros de laboratório.

''Com Amanda, era fácil para Dawson ser ele mesmo. Pela primeira vez na vida, ele se sentia feliz. Mesmo depois de tanto tempo, às vezes a única coisa em que conseguia pensar era naquele último ano juntos. Ou, melhor dizendo, a única coisa em que ele conseguia pensar era em Amanda.''
Quando Amanda completou 18 anos, os pais a proibiram de ver Dawson, e se ela fosse contra não pagariam por sua faculdade. Amanda não obedeceu, mas Dawson não poderia viver com essa culpa e a deixou. Amanda se mudou na semana seguinte e Dawson, passou os próximos 4 anos preso, e depois, quando foi embora de Oriental, passou a trabalhar em uma plataforma de petróleo, enquanto Amanda, terminou a faculdade, se casou, teve filhos e achou que nunca mais veria Dawson, até que recebeu um telefonema de um advogado de Oriental dizendo que Tuck havia falecido e que o funeral semana no dia seguinte.

Tuck pediu que o advogado informasse os dois sobre o testamento e funeral e sem saber que se encontrariam, Dawson e Amanda foram até Oriental para se despedir do amigo.

''Uma coisa era saber que o que sentia por Amanda não tinha mudado. Outra, totalmente diferente, era encarar o futuro tendo a certeza de que jamais mudaria.''

Só até aqui, mesmo sem dizer muita coisa, porque se não a resenha ia ficar gigante, já dá pra sentir a tensão entre os dois, e toda a bagagem familiar que ambos carregam. Dawson é um homem que nunca superou uma mulher, que nunca teve uma base familiar e que mesmo assim, mesmo depois de ser culpado de muitas coisas injustamente, nunca deixou de acreditar no amor, e de querer passar o resto de seus dias com Amanda, e ela sempre foi uma mulher forte, destemida, que fazia tudo pela família que tinha e que muitas vezes se colocou de lado para que tudo terminasse bem. Essas duas pessoas tão diferentes, mais o velho Tuck, formam uma história comovente, sensível, com muito drama é claro, mas achei, de todos os livros que li do Nicholas Sparks, o mais real, o mais verdadeiro, e mesmo tendo um final, que mesmo sendo triste e clichê, conseguiu me tirar muitas lágrimas. Espero que eu tenha empolgado vocês, porque não sei se conseguir passar o tanto que esse livro me motivou e me fez refletir, acho que voltei para Nicholas com os braços abertos implorando por mais. Muito obrigada Arqueiro por ceder o livro, e ele vai com toda certeza ficar sempre entre os meus preferidos.

''- Era por isso que eu adorava ficar com você. Nós podíamos fazer coisas simples, como jogar estrelas-do-mar de volta na água. comer um hanbúrguer e conversar, mas, mesmo naquela época, eu tinha noção da minha sorte. Porque você era o primeiro cara que não tentava me impressionar o tempo todo. Você se aceitava, mas além disso, me aceitava do jeito que eu era.''

Título Original: The Best of Me
Autor: Nicholas Sparks
Data de Publicação: 2012
Número de Páginas: 272
Editora: Arqueiro



Um comentário:

  1. Oi Michelle, esse livro é um dos meus favoritos do Nicholas. Ele me emocionou e cativou até a última página e que final doloroso e lindo por falar nisso. Uma frase que me marcou muito foi: "Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo." Dawson realmente deu o melhor dele, do início ao fim.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir