Os filmes de Sofia Copolla

Oi galerinha, hoje tem uma listinha bem especial. Acho que a maioria de vocês já ouviram falar alguma coisa sobre o sobrenome Coppola não é? Sobrenome poderoso no cinema internacional e que já nos trouxeram muitas alegrias e muitas lágrimas, mais principalmente muita reflexão! Mas como eu sou bastante feminista, nesta listinha de hoje vou mostrar para vocês os filmes da querida Sofia Coppola, uma cineasta e roteirista de 42 anos que manda muito bem atrás das telas.







The Virgin Suicides - Um assunto tão delicado como o suicídio, em uma época tão liberal como os anos 70 tinha tudo para ser um filme pesado, doloroso. Doloroso ele é, mas Sofia transformou a tristeza em poesia, com uma fotografia de encher os olhos, já é um clássico!

O casal Lisbon vive numa cidade americana na década de 1970. Tem cinco filhas, Therese , Mary, Bonnie , Lux e Cecilia . Lindas, são alvo da investida dos meninos da região, todos encantados com a aura de mistério que as rodeia, pois seus pais são extremamente repressores. No entanto, Cecilia tenta o suicídio, e, numa tentativa frustrada, seus pais tentam integrá-las à comunidade. Porém, Cecilia consegue realizar seu desejo de suicídio, atirando-se na grade debaixo da janela do quarto, durante uma festa que acontecia no porão da casa dos Lisbon. Posteriormente, Lux se envolve com o playboy Trip Fontaine  e, durante o baile da primavera, perde a virgindade e é abandonada após a festa por ele. Esta chega em casa separada das irmãs, o que faz seus pais tomarem a decisão que faz as garotas posteriormente seguirem o destino de Cecilia. Nesse meio tempo, elas são observadas pelos inocentes garotos do bairro, que se comunicam com elas através de músicas tocadas pelo telefone. No entanto, depois de alguns meses, elas se suicidam, cada uma a seu modo. (Fonte Wikipédia)



Lost in Translation - É meu preferido da Sofia. É o que eu mais me identifico, o que me deixa mais emocionada. Muitas vezes me pego pensando nas mesmas coisas que Bob e Charlotte.

Bob Harris é um ator de meia-idade que se encontra em Tóquio para realizar sessões fotográficas publicitárias. Está casado, mas o seu matrimónio entrou numa fase aborrecida: Harris sente-se melancólico com toda rotina sem sentido que tornou-se sua vida. No hotel, conhece Charlotte, a jovem esposa de um fotógrafo que se encontra sozinha em Tóquio, pois o seu marido está a trabalhar durante uns dias noutras cidades do Japão. Charlotte também se sente triste, não consegue encontrar algo em que possa se apoiar, algo que lhe dê sentido de viver. Juntos, começam a repartir as horas que não passam. Entre os dois começa a se estabelecer uma relação de compreensão mútua, que se vai afirmando à medida que passam os dias. (Fonte Wikipédia)



Marie Antoinette - Esse é o mais diferente de todos, Sofia se arriscou bastante nesse filme. Muita gente ama, muita gente odeia, eu fico entre os ainda não conseguem se decidir, apesar de ter gostado bastante da rainha de Sofia, eu ainda esperava um pouquinho mais.

O filme conta a história da jovem rainha da França do século XVIII, Maria Antonieta. 
Sofia baseou-se em um livro biográfico de Antonia Fraser, em detrimento de outro, de Stefan Zweig, alegando que continha uma descrição mais humana de Maria Antonieta. 
A princesa austríaca Maria Antonieta  é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir. 
(Fonte Wikipédia)




Somewhere - Esse eu ainda não vi, mas também não me despertou muito interesse, parece mais do mesmo, e um enredo muito semelhante ao de Lost in Translation. Alguém já viu?

O filme segue a história de Johnny Marco, um ator que recentemente alcançou a fama, enquanto recupera-se de uma pequena lesão no Hotel Chateau Marmont. Apesar do dinheiro e sucesso, ele está em uma crise existencial e sente pouca emoção durante sua vida diária. Quando sua ex-mulher sofre um colapso nervoso, ela deixa sua filha de onze anos, Cleo, aos cuidados dele. Eles passam um tempo juntos e sua presença ajuda Marco a amadurecer e aceitar sua responsabilidade. O filme explora o tédio entre as estrelas de Hollywood, as relações entre pai e filha e oferece uma comédia oblíqua da indústria do entretenimento. 
Somewhere estreou no Festival de Veneza, vencendo o Leão de Ouro de melhor filme. A recepção da crítica foi em sua maior parte positiva. Os críticos elogiaram o estilo visual do filme e a empatia por certos personagens, porém alguns acharam queSomewhere era repetitivo em relação aos temas dos trabalhos anteriores de Coppola, ou não simpatizavam com o protagonista por causa de seu relativo sucesso. O filme foi lançado no Reino Unido e na Irlanda no dia 10 de dezembro de 2010 e nos Estados Unidos em 22 de dezembro. 
(Fonte Wikipédia)

Se você gosta de filme com boa fotografia, uma linguagem sensível, dramática e poética, os filmes de Sofia Coppola são perfeitos pra você!

5 comentários:

  1. Adorei, Michelle. Uma vez já escrevi sobre ela em um blog em que eu era colunista. Mas escrevi por pesquisa, não por ser uma grande conhecedora. Gostei muito de sua lista e fiquei bem curiosa com os filmes. Espero poder conferir em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Maria Antonieta, Acho que o que me chamou atenção do filme foi toda essa coisa de tom pastel e esse mundo de cupcakes, me pareceu interessante.

    ResponderExcluir
  3. Não viu "Somewhere"? Veja, é muito bom.
    Adoro os filmes da Sofia. Ela é uma excelente cineasta. Estou louca para ver seu novo filme.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  4. Eu só vi Lost in Translation, que realmente é MUITO bom! Mas um que eu quero ver é As Virgens Suicidas, que parece ser incrível. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o da Maria Antonieta, é muito bonito, bem feito <3

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir