Resenha ; Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins

Oi pessoal, semana passada a Saraiva fez uma promoção linda, onde vários livros estavam por R$ 9,90, e dentre eles estava Anna e o Beijo Francês, livro que eu queria ler desde sempre, pois a quantidade de resenhas positivas que eu já li sobre ele não me deixava dúvidas de que iria amar. Confesso que tive um tipo de pré conceito sabe? Aquela coisa de, que chato, todo mundo amou o livro, é impossível ele ser tão bom assim. E eu paguei a língua, eu sou mais uma leitora que vai citar Anna e o Beijo Francês como um de seus livros preferidos! Pra quem ainda não leu nenhuma resenha (impossível) ou tem curiosidade em saber meu ponto de vista sobre, é só continuar lendo o/




Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?



Anna mora em Atlanta, tem 17 anos, uma melhor amiga incrível, um adoravel irmão de 7 anos que a ama e uma mãe batalhadora. Adora cinema e sonha ser uma crítica respeitada. Trabalha em um emprego que gosta e está super a fim do amigo de trabalho, acha até que pode rolar um romance, mas seus planos mudam depois que o pai, um escritor a lá Nicholas Sparks, resolve mandar a filha para Paris, para estudar por lá durante um ano todinho em um internato, sem  perguntar o que Anna acha, se ela quer ir, simplesmente decidiu que a filha deveria estudar lá. Anna não sabe nada sobre a França, nem sobre a língua, a cultura, nadinha.

''Desde esse anúncio, tenho gritado, implorado, pleiteado e chorado, mas nada parece convencê-lo do contrário. E então eu tenho um novo visto de estudante e um passaporte, cada um me anunciando solenemente: Anna Oliphant, cidadá dos Estados Unidos da América. E agora estou aqui, com meus pais, desafazendo a mala em um quarto menor do que a minha mala, a mais nova estudando do último ano na Escola da América em Paris.''


E então lá está ela, sozinha no dormitório da escola, não sabe falar francês, e nem está satisfeita com a situação, se vê chorando sem parar e então escuta uma batida na porta. Meredith, sua vizinha de quarto oferece ajuda, e em pouco tempo Anna tem novos amigos: Rashimi, Josh e Étienne St. Clair, este que ela teve o prazer de encontrar nos corredores do dormitório e simplesmente não conseguiu achar nenhum defeito. Sim ele tem um, tem namorada. Ellie, frequenta uma faculdade bem conceituada, era a melhor amiga de  Meredith e Rashimi e parece ser o par perfeito de St. Clair. E como se não fosse o suficiente, Mer, a primeira amiga de Anna em Paris, também é apaixonada pelo bonitão.


''Adoro me sentar ao lado dele na aula de física. Encostar nele durante as aulas de laboratório. Sua letra feia nas nossas folhas de trabalho. Adoro entregar sua mochila quando nossa aula acaba porque assim meus dedos ficam com seu cheiro pelos próximos dez minutos. (...) Adoro sua risada de menino, suas camisetas amassadas e seu gorro de crochê. Adoro seus grandes olhos castanhos e o modo como ele morde as unhas, e gosto tanto do seu cabelo que eu poderia morrer. Só tem uma coisa que eu não gosto nele. Ela."

Aos poucos Anna vai descobrindo a cidade, aprende a falar algumas coisas em francêas, e alguns truques para não parecer tão americana. Se torna a melhor amiga de St. Clair, e tenta a todo custo não aceitar que está caidinha pelo melhor amigo. Então ela foca em Toph, o amigo de trabalho que se despediu com um beijo e tem a certeza de que, no natal quando voltar para casa, vai reencontrar e será como uma linda cena romântica. Não é isso?

Ela é a típica protagonista, a gente ama, depois fica inconformada com certas atitudes, depois entende completamente, e deseja ser um personagem para poder orientar. Mas entre umas decisões erradas aqui e ali, Anna cresce, começa a se virar sozinha, aprende muito sobre amizades e começa a ter um novo lema sobre casa.

Eu adorei cada pedacinho do livro. Acho que o fato de ser Paris a cidade, me deixou extremamente feliz, pois estava cheia já de livros onde a mocinha sonha infinitamente em morar em Londres, porque Londres é a melhor cidade do mundo, mesmo que eu ame o sotaque de St Clair, acho que Paris foi o grande achado da escritora. E ela relatou sobre a cidade muito bem, eu nunca fui à Paris, mas tenho certeza que de quando for, meu primeiro lugar para visitar será ''ponto zero das estradas da França''.


Eu olho de volta. Ele está sorrindo.

- Bem-vinda a Paris, Anna. Estou feliz por você estar aqui.

Os personagens secundários também são bem construídos, não ficou nenhuma falha, só achei que a autora poderia explorar um pouco mais Ellie e Brigde, a melhor amiga de Anna em Atlanta, mas acredito que todos os outros personagens foram bem explorado, e eu fiquei encantada nessa turminha! De princípio achei que Rashimi seria mais como um ''volume'', mas acabei gostando mais dela do que de Mer e Bridge, ela se mostrou madura e soube a hora certa de orientar Anna.

Mas como boa piriguete literária que eu sou, fiquei mesmo encantada sobre Étienne, que é o personagem mais ''real'' que eu me lembre de ter ficado apaixonada. Ele é carismático, bem humorado, lindo, tem sotaque inglês, mas é americano, ama a mãe e odeia o pai. Tem medo de ficar sozinho por isso prolonga o relacionamento com Ellie, mesmo não estando mais apaixonado por ela. A relação que ele e Anna desenvolvem é linda, eu morri de rir com os emais trocados nas festas de final de ano. Ele é super atencioso com a ''amiga'', a leva para conhecer a cidade, não deixa que ninguém tire onda com sua cara, e a protege de tudo e todos!

Só achei que pelo nome do livro, o beijo deveria ter acontecido em um momento mais romântico, não sei, eu fiquei fantasiando sobre isso o tempo todo e quando aconteceu não foi como eu esperada, mas os acontecimentos depois do beijo fizeram meu cérebro esquecer desse detalhe e seguir em frente. Eu realmente gostei muito do livro. Adorei o jeito como a autora conduziu os fatos, a riqueza de detalhes nos lugares relatados, tudo, recomendo de olhos fechados!


Título Original: Anna and the French Kiss
Autor: Stephanie Perkins
Data de Publicação: 2011
Número de Páginas: 288

Editora: Novo Conceito

24 comentários:

  1. Oi Michelle é engraçado esse negócio de gosto. Até agora vi pouquíssimas pessoas não gostarem desse livro e eu estou entre elas, rsrs. Não consegui encontrar na história o ingrediente que deixou os leitores apaixonados. Senti que ele tinha tudo pra ser excelente mas ficou apenas no legalzinho. Gostei bem mais de Lola e o Garoto da Casa ao Lado.
    Além disso a péssima tradução e a falta de cuidado com o livro me desanimaram ainda mais.

    Beijos
    Caline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caline, a gente sempre acaba tendo visões diferentes sobre os livro já percebeu UHAUAHAUH, mas é uma pena que não tenha funcionado pra ti. Agora vou tentar me apaixonar pela Lola o/

      Excluir
  2. Oi flor!
    Eu amo esse livro, li ano passado, e é um dos meus favoritos.. eu adoro livros com cenários bem construídos, e esse é riquíssimo nisso.. Por causa deste livro, tenho uma enorme vontade de conhecer a França hahah!
    você mencionou sobre o beijo, mas sabe que não me lembro como foi?! É que depois desse veios tantos outros beijos de casais em outros livros que fica difícil! kkkk
    Estou doida pra lr o outro livro da Perkins, Lola e o garoto da casa ao lado, falam mutio bem dele também!

    Beijinhos Mi!

    Bianca - www.estantedabia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Realmente o livro tem cenários maravilhosos mesmo, foi o que eu mais gostei sabe. Beijo chatinho, foi emocionante o que ele gerou, mas o beijo em si sei lá no2

      Excluir
  3. eu tenho esse livro em casa, mas ainda não tive a oportunidade de le-lo. espero ler logo
    gostei da resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, não perca mais tempo e leia, é muito fofinho.

      Excluir
  4. Estou lendo esse livro agora e estou adorando *_* É tudo mutio fofo e o fato de se passar em Paris é maravilhoso, a Cidade-Luz já é maravilhosa!!
    Eu acabei de conhecer Ellie e já deu para perceber que St. Clair não está apaixonado por ela como deveria - e que a nova americana do pedaçõ pegou a atenção dele! Acho Rashimi uma fofa, e ainda não tenho decisão formada sobre Mer, mas ela é muito simpática - quero só ver o que vou achar dela quando a Anna finalmente ficar com St. Clair, né?
    Beijinhos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tá na mesma sintonia Andre o/. E sobre a Mer, eu acho que depois você vai acabar gostando dela, ou pelo menos não vai ficar com tanta raiva, UHAUHAUA.

      Excluir
  5. Li esse livro ano passado e adorei o enredo criado pela autora. Todos personagens para mim tiveram seus momentos na estória, mas Étienne e super fofo, não tem como não gostar dele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa! O Livro chegou e você leu rapidinho, pelo visto foi delicioso, eu nunca li nada da autora, mas acredito que vou gostar, nunca vi uma resenha negativa deste aqui. Gostei de saber como ele trouxe de forma detalhada a cidade, isso nos leva a viajar na história. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li em 3 dias Cida, foi assim super fácil a leitura ao meu ver sabe!

      Excluir
  7. Tô super afim de ler esse livro, e menina, você DEVOROU o livro! Também vi a promoção, mas já era tarde demais (o livro não estava com disponibilidade em estoque).
    Estou pensando em pegar emprestado com alguém hihi <3

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, comigo foi assim também, mas dai no outro dia eu fui tentar ver, e consegui comprar, já estava disponível de novo! E devorei mesmo, HAUHAUHAUHAUUA.

      Excluir
  8. Eu sempre via ele por aí e achava super bobinho, tipo, essa capa é meio feia e o título não é algo que me chama atenção. Mas eu gostei muito da história e tô bem curiosa agora, hehe

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. AIIIIIII AMO ESSE LIVRO *---*
    Quero ler Lola agora *-*

    Beijos Rafa
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie...eu não conhecia o seu blog e passei a conhecer agora através do amigo secreto de blogueiros. Gostei muito e já estou te seguindo.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Puxa... Eu nunca tinha me interessado, mas resolvi ler e ele entrou para minha lista de desejos. Gente que fofura! Obrigada por essa resenha super incrível >.<
    Ah! E parabéns pelo blog, muito boas as postagens. Gostei bastante.

    Att, Line
    putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Michelle!! Amei esse livro também, muita fofura. Viajei muito por Paris, periguetei com St. Clair e curti cada pedaço, mesmo que ficasse inconformada com certas coisas. O livro é mesmo muito bom, gostei demais, assim como de Lola, que é outra fofura. Sou doida para ler mais livros da autora.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Ahhh Anna e o Beijo Francês é MUITO BOM! Curti mais Anna do que o livro da Lola achei aquele muito sem noção.

    ResponderExcluir
  14. Oi Michelle!
    Ah você também aproveitou a promo da Saraiva? Eu até me espantei quando vi Anna e o beijo francês por apenas 9,90 lá, e a promoção ainda tá rolando! O meu está para chegar e agora que li sua resenha já decidi que assim que ele chegar e depois que eu terminar de ler Lola e o garoto da casa ao lado - a Anna e o St. Clair aparecem muito nesse livro *-* - vou pegá-lo para ler imediatamente! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Steh não sabia que a Anna e St. Clair aparecem em Lola, agora fiquei curiosa UHAUHAHAU

      Excluir
  15. Oi, Michelle.

    Li esse livro no ano passado e amei! O Étienne é mesmo perfeito. Ah, também esperei que o beijo fosse mais marcante. Quero ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado também, acho que a autora é ótima.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir