Resenha: Um Dia - David Nicholls por Naara Lucas

Oi pessoal, mais uma resenha atrasadinha, culpa minha que viajei para a casa dos pais e esqueceu da vida por alguns instantes. Mas hoje tem a resenha da Naara, de um livro que eu morro de vontade ler e como ganhei no TOP Comentarista no blog da Fer, logo vou poder tirar minhas próprias conclusões, mas vamos para a resenha. 

“Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.''





EMMA E DEXTER, DEXTER E EMMA, opostos, mas mantem uma amizade rara, estão distantes um do outro, porém, longas cartas e telefonemas os mantem ligados, inseparáveis por “UM DIA” que viveram intensamente.

A história é de um verdadeiro amor platônico, eles não se tocam e não se veem, mas nutrem um sentimento descomunal, quase fraternal (só que não) (OBS: se eu conhecesse pessoas como Emma e Dexter, e visse essa relação de fora, minha opinião sobre seria: “que frescura desses dois, assumam esse amor e vão ser felizes logo”)...mas, é esse  o feelingda história, um amor platônico não assumido por nenhuma das partes, porque sabem que, estão em momentos diferentes da vida, e que uma amizade mantida é melhor do que qualquer frustração de um relacionamento acabado.  Por um descuido do destino e vontade do autor, Emma vai embora da vida de Dexter, me deixando mais arrasada que ele. Ao mesmo tempo em que me entristeci e perguntava: “oooh, por quê? por quê??”, a resposta e moral do enredo é direta: viver intensamente e valorizar nossos amores.

Li o livro e assisti ao filme (protagonizado por Anne Hathaway como Emma e Jim Sturgess como Dexter) em seguida, achei que não ia ter mais lágrimas para o filme. Pensamento errado! Chorei, solucei, esfreguei os olhos desesperadamente tanto quanto o fim da leitura. É incrível o poder dessa história, nos faz refletir horas sobre nosso comportamento em um relacionamento, seja qual for, devemos sempre vivê-los como se fosse “não houvesse amanhã”, desvencilhar do orgulho (o ruim), nos doar mais às pessoas verdadeiras que estão sempre presentes.

“Um Dia”me trouxe dois pensamentos conflitantes: que esperar pode ser a melhor forma de viver um amor ou esperar demais é perder a chance de vivê-lo, de qualquer maneira, após a leitura comecei a me permitir mais! (desejo o mesmo para quem for ler). Quem leu ou assistiu ao filme sabe do que estou falando, e pra quem ainda não teve a oportunidade, compre antes uma caixinha de lenço e o vic para destampar o nariz!!


Título Original: One Day
Autor: David Nicholls
Data de Publicação: 2011
Número de Páginas: 416
Editora: Intrínseca



12 comentários:

  1. Já assisti algumas partes do filme, e nunca li o livro, mas poxa, me deu uma vontadezinha e curiosidade de ler depois que vi essa resenha. Adorei sua resenha e odiei um pouco ao mesmo tempo, porque ela me faz lembrar que eu não tenho dinheiro pra comprar novos livros hahaha

    Bjs!
    escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uau, agora fiquei com vontade de ler esse livro, por vários motivos! Um, David Nicholls já é o cara, e ainda não o li... Segundo, a história parece ser ótima! E terceiro, Anne Hathaway é uma de minhas atrizes preferidas, e o Jim Sturrges, um dos atores mais fantásticos que eu já vi (principalmente em A Viagem e Upside Down..)

    Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já assisti ao filme, mas não pretendo ler o livro, pelo simples fato de ter odiado o final. Claro que gostei do enredo e acho a estória de Em e Dex comovente, mas sinceramente o autor bem que podia ter criado um final melhor.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu nao choro em filmes de romance xp por incrível q pareça
    a história desse livro me chama a atenção mas nunca tive oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Sabe.. Eu comecei a ler o livro, mas achei um pouco "sei lá".. Parado?
    Mas fiquei feliz pelas 5 estrelinhas - o que me animou bastante em pegar para lê-lo!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu lembrei do filme Antes do amanhecer, que se transformou em uma trilogia, acho q vou gostar de ler esse livro.
    bjs

    http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga ganhou ele e eu já estou louca para ler, deve ser ótimo !
    Vem me visitar ..
    http://bhulago.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. nossa, assim de verdade amei mesmo seu blog, não estou falando isso para você ir visitar o meu, mas estou falando por que gostei mesmo!
    obrigada por cria-lo.
    Beijos
    www.blogfantasyland.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei de histórias desse tipo! Quero ler muito!
    Bjão!

    chocolatenacereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme mas não li o livro ainda !!
    Mas achei mto fofo a historia *-*
    BJoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia nem o livro nem o filme, fiquei curiosa para ler e assistir o filme *o*

    Kissus!
    http://criticas-on.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já tentei umas três vezes ler este livro, mas não consegui. Talvez não seja o momento para ler, afinal todos falam tão bem do livro não sei por que eu não consigo gostar dele. rs Sua resenha ficou ótima, que bom que você gostou.

    Beijos ♡♡
    comoumrefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir