Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Estou tão feliz hoje postando essa resenha para vocês. 1) Porque esse é o primeiro livro da parceria que eu li então tenho um carinho todo especial e 2) Porque o livro me emocionou demais, muito mesmo. Pelo que eu me lembre foi também o primeiro livro em que os personagens não são tão jovens e mesmo assim eu me identifiquei com cada um deles. O Diário de Suzana para Nicolas é comovente, nos ensinas lições importantes, como a das 5 bolas e a gente termina a leitura querendo mais.

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.



Esse foi um dos livros mais emocionantes que eu já li, e olha que eu sou fã de Nicholas Sparks. O Diário de Suzana para Nicolas é um livro mágico, cheio de lições importantes, e que a cada página, nos emociona de uma maneira diferente. O livro é narrado em terceira pessoa, nos apresentando Katie, uma apaixonada por livros que saiu de uma cidadezinha do interior para buscar o sucesso profissional em Nova York, e conseguiu, tem um ótimo trabalho em uma ótima editora e ainda conheceu um homem encantador, Matt, um poeta por quem Katie ficou apaixonada.

'' Ele fazia com que ela se sentisse em paz consigo mesma, ela a completava, fazia alguma coisa que era boa e certa. Ninguém a fizera se sentir daquele jeito antes. Inteira e abençoadamente em paz. O que poderia ser melhor do que estar apaixonada por  Matt? Nada que Katie conhecesse''

Tudo estava correndo perfeitamente até que um dia Matt veio até o apartamento de Katie e terminou o relacionamento. Ela ficou devastada, sem entender absolutamente nada, por isso, e para tentar se desculpar, Matt entrega à Katie o diário que sua esposa Suzana escreveu para seu filho Nicolas.

Conhecemos Suzana através de seu diário. Ela é uma médica que após sofrer um infarto em Boston, decide se mudar para Martha’s Vineyard e viver uma vida calma e segura. Lá ela conhece Matt, um faz tudo que a ajuda na reforça da casa. Eles logo se apaixonam e vivem um verdadeiro conto de fadas, Matt é romântico e dedicado e Suzana é encantadora, uma mulher delicada, romântica, que aprende, de um jeito difícil, a dar o exato valor que as coisas possuem. Ela engravida e decide contar ao filho sua vida desde que mudou para Martha’s Vineyard, como ela e Matt se conheceram, o casamento, o nascimento dele, tudo cheio de muita emoção e carinho. 

''Essa é uma história de amor, Nicolas, minha, sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial. Cada milésimo de segundo.''

O livro intercala a narrativa em terceira pessoa sobre Katie e em primeira pessoa sobre Suzana através do diário. A cada acontecimento o livro volta para Katie e nos conta como ela reagiu ao que acabou de ler. E Katie fica ainda mais confusa, não consegue sentir ciúmes de Suzana e nem odiar Matt, a única coisa que ela quer é entender como acabou entrando nessa história de Matt, Suzana e Nicolas. 

Não posso contar mais porque o livro é curtinho e cada acontecimento é importante. Só posso garantir que nunca li nada tão sensível e carinhoso. Ao longo da leitura amava ainda mais Suzana e entendia ainda mais Matt, mas ao mesmo tempo me sentia traindo Katie por adorar Suzana, pois é, isso para comprovar como eu fiquei envolvida com o livro. Se você ainda não leu, não espere mais, é daqueles livros para ler o resto da vida.

Título Original: Suzanne’s Diary for Nicholas
Autor: James Patterson
Data de Publicação: 2011
Número de Páginas: 223
Editora: Arqueiro (Parceria)



6 comentários:

  1. Uau, eu não tinha tanta vontade de ler esse livro e agora estou muito curiosa. O jeito que você o descreveu foi especial. Agora quero ler! hehe
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas fiquei curiosa para saber mais sobre essa envolvente história!
    Ótima resenha (:

    Beeijo,
    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle, esse livro é lindo, emocionante e incrível. Também dei 5 estrelinhas pra ele porque não tinha como não ser assim. Me emocionei tanto e fiquei arrasada com o final. Não esperava nada daquilo.
    No geral essa parece uma história do titio Sparks, mas sem querer ofender porque você é fã, o Nicholas já podia começar a mudar as receitas, seus livros estão ficando repetitivos demais.
    Enfim, livro maravilhoso e por mais que seja bem curtinho tem uma lição de vida linda.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Flor, já li este livro e morri de chorar!
    É um dos livros mais lindos que já li com toda certeza!
    James Patterson arrasou neste romance :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu achei esse livro tãooo maravilhoso.
    Confesso que eu esperava um drama maior, pelo que todos falavam, mas achei que a história teve tudo na medida certa.

    Adorei sua resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro e gostei muito da história, achei ela linda, chorei quando terminei de ler, um final surpreendente.
    Beijos e seguindo.
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir